Aldeia que mais parece saída de um Conto de Fadas

Updated: Apr 27

O Chão do Rio – Turismo de Aldeia é um lugar especial. É uma quinta de turismo rural com oito hectares de natureza, onde sete casas de campo, com telhados de giestas, se agrupam em torno dos 300m2 de espelho de água da piscina biológica e espreitam a Serra da Estrela. Ali no sopé da Serra, a vida pastoril marca os ritmos da aldeia de Travacinha, esse lugar onde a generosidade habita o coração das pessoas, acolhendo aqueles que o visitam com um calor inesquecível.

No Chão do Rio a natureza é considerada em cada detalhe, o que lhe valeu tornar-se a primeira unidade de turismo rural certificada pela Biosphere Responsible Tourism em Portugal. Ali cresce a Floresta do Futuro, quatro hectares de uma floresta autóctone, semeada depois dos fogos de 2017, que se tornou num laboratório local de regeneração florestal e promoção de biodiversidade. Dali resultou o “Dia Aberto do Chão do Rio: um dia pela Floresta”, celebrado anualmente de portas abertas à comunidade local (apenas interrompido por conta da pandemia COVID-19)..

Seja a passear a pé, ou de bicicleta (ali também as há à disposição), a alimentar os animais da quinta (as ovelhas Flor e Estrela são muito gulosas), a colher vegetais na horta, a mergulhar entre as rãs nos fins de tarde de verão, ou a beber um chá, junto ao fogo da lareira de exterior, nas noites grandes de inverno... sente-se o tempo a abrandar e percebe-se a importância de nos religarmos ao espaço natural, onde, entre as coisas mais simples, é possível sermos todos crianças, felizes apenas por existir! E assim, de repente, é como se tivéssemos todos nascido ali, naquela aldeia que mais parece saída de um conto de fadas e regressássemos várias vezes ao ano, para sentir as mudanças que as estações do ano deixam na paisagem e ganharmos forças para o resto das nossas vidas



3 views0 comments

Recent Posts

See All